Dicas do Porto: Caves de vinho do porto e Cais da Ribeira
Não se pode pensar na cidade do Porto sem pensar em Vinho do Porto! Mas, as principais caves de vinho do porto não ficam no Porto, mas em Vila Nova de Gaia, cidade vizinha, do outro lado do rio.
Para chegar lá, pegue o metrô para a Estação São Bento e faça uma baldeação para pegar o metrô para Vila Nova de Gaia, município vizinho ao Porto onde ficam as caves de vinho do porto; descemos na Estação Jardim do Morro, que fica logo após a Ponte metálica Luís I. Essa estação fica literalmente na rua, você desce e já está no asfalto, tome cuidado com crianças.

A primeira coisa que fizemos foi atravessar a rua e subir pela Rampa do Infante Santo, até o Largo de Aviz, até um mirante de onde é possível ver toda a área ribeirinha de Vila Nova de Gaia e do Porto, uma vista que vale a pena.

Para ir até as caves, você pode andar ou pegar o teleférico (6 euros). Uma vez na parte baixa, você pode escolher uma das inúmeras caves a qual visitar.

A visitação nas caves gira em torno de 10 a 20 euros, dependendo do que está incluído e todas elas param na hora do almoço, entre meio dia e 14:30, mais ou menos, então fique de olho no horário. Caminhar por esta área é uma delícia, tem lojinhas de artesanato, cafés e um visual lindo.
O artesanato em cortiça é lindo e você vai encontrar de tudo feito em cortiça.

Para voltar para a cidade do Porto, mais precisamente ao Cais da Ribeira, é preciso atravessar a ponte metálica.
Uma dica: Se a grana estiver curta, não almoce no Cais da Ribeira, suba até o centro histórico e os preços diminuem bastante e a qualidade continua muito boa.

Almoçamos por ali, comemos peixe com batatas ao murro, muito bom. Tome cuidado com as gaivotas, elas adoram voar sobre os pratos e tentar pegar algum petisco!


